sábado, 2 de fevereiro de 2008

MÚSICA ARTE E CULTURA EM SÃO MIGUEL !

FESTA CAIPIRA NA FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL
sexta-feira, 20 de junho de 2008 As tradições das festas populares do mês de junho serão retomadas no 2º Encontro de Cultura Caipira, que acontece nos dias 27, 28 e 29, no CDC Tide Setúbal, das 17h às 22h. A programação reúne uma série de apresentações de musica e dança que, por intermédio de artistas como Osvaldinho da Cuíca, traçam um panorama da cultura popular brasileira. Haverá fandangos de chilenas, quadrilhas, congadas, catira, forró, samba de roda e, ajudando a compor o cenário cultural do evento, um cortejo da Congada de São Benedito e Santa Efigênia. A tradicional festa junina paulistana com quadrilha e casamento caipira, bem como, brincadeiras como a do pau-de-sebo não ficarão fora da programação. O encontro contará ainda com a animação da Banda de Pífanos de Caruaru. O CDC Tide Setúbal fica na Rua Mário Dallari, 170 - Jardim São Vicente - São Miguel Paulista. A entrada é franca.Confira a programação completa e participe!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX NOSSA CAPELA DE VOLTA !
Imagens do primeiro restauro da Capela de São miguel Arcanjo, Júlio Moraes foi responsável pela obra, Na manha de Domingo (15), foi entregue ao som dos badalos dos sinos a 1ª etapa da das obras de restauração da Capela de São Miguel Arcanjo, a edificação religiosa mais antiga da Estado de São Paulo, construída em 1622 por padres Jesuítas. E anunciada a 2ª fase da obra, que tem como objetivo transformar a Capela em Museu para visitação. fotos/gilberto travesso

NOSSO CENTRO CULTURAL

É COM IMENSA TRISTEZA QUE COMUNICO AOS LEITORES DESTE BLOG QUE A CULTURA DE SÃO MIGEUL PAULISTA DE SÃO PAULO E DO BRASIL MORREU UM POUCO MAIS, ACABAMOS DE RECEBER A NOTÍCIA DE QUE AQUELA ÁREA QUE ESTAVA RESERVADA PARA SER O TÃO SONHADO ESPAÇO CULTURAL COM SUA BIBLIOTECA, NA AVENIDA NORDESTINA ( ANTIGO CEMITÉRIO ) INFELIZMENTE NÃO VAI SAIR DO PAPEL, NO LOCAL SERÁ CONSTRUIDO UMA ESCOLA, ENTENDEMOS QUE ESCOLAS DEVEM SER CONSTRUIDAS SIM, MAS NÃO NESTA ÁREA QUE JÁ ESTAVA DESTINADA A CULTURA. QUEM NÃO SE LEMBRA DOS BONS TEMPOS, EM 1985 NASCIA O MOVIMENTO POPULAR DE ARTE ( MPA ) TÃO BRILHANTEMENTE FUNDADO PELOS NOSSOS DINOSSAUROS SACHA ARCANJO, EDIVALDO SANTANA, RABERUAN, AKIRA E ZULU DE ARREBATA. NESTA ÉPOCA PASSARAM PELO CIRCO ESCRITORES,MUSICOS,INTELECTUAIS, ARTISTAS PLÁSTICOS, POETAS ENFIM NAQUELA ÉPOCA NOSSA CULTURA ERA RIQUISSIMA ESTAVAMOS RESPIRANDO OS ARES DA DEMOCRÁCIA CULTURAL NO PAÍS, MAS COM ESTA NOVA DECISÃO DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NO LOCAL, MUITOS DE NÓS QUE TANTO ESPERAMOS A INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL FICAMOS DESCEPICIONADOS COM ESTA MEDIDA, SERÁ QUE NOSSO SONHO ACABOU ?. AFINAL SOMOS MAIS DE 390 MIL MORADORES DE SÃO MIGUEL PAULISTA QUE ESTAMOS MAIS UMA VEZ, ACREDITANDO QUE AINDA POSSA SER MUDADO ESTE PROJETO, QUE ALGUMA AUTORIDADE QUE TENHA COMPROMISSO COM A CULTURA FAÇA VALER O BOM SENSO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA REVELAÇÃO DE NOVOS TALENTOS QUE SEMPRE FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DO ( MPA ) NAS FOTOS ABAIXO PODEMOS VER ALGUNA DOS NOMES QUE PASSARAM PELO ( MPA ) COMO BELCHIOR, ZÉ GERALDO, MATÉRIA PRIMA, ENEZITA BARROSO E RENATO TEIXEIRA FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELO AKIRA YAMA UM DOS FUNDADORES DO ( MPA) BONS TEMPOS AQUELES! QUANTA SAUDADE. /ROGER LAPAN

Edvaldo Santana é nascido e criado em São Miguel Paulista, periferia de São Paulo, o primeiro de oito filhos do piauiense Félix e da pernambucana Judite, nordestinos que vieram tentar a sorte na cidade grande. Os primeiros acordes foram dados no velho violão do pai no final da década de 60, com influências que vão de Manezinho Araújo e Jackson do Pandeiro à Torquato Neto, Hendrix e toda contra-cultura que entra em cena nesse período. A partir daí, Edvaldo participa de vários festivais estudantis e cria seu primeiro grupo, o Caaxió. É nessa época que a necessidade de ajudar a família o leva ao seu primeiro emprego numa fábrica de brinquedos, deixando os finais de semana para os ensaios com a banda, mas sempre objetivando a profissionalização como músico.Em 74 no teatro de Arena, o Caaxió apresenta o show "Casca de vento" com Edvaldo Santana como cantor e compositor. Os amigos Fernando Teles, Luciano Bongo e Zé Bores completavam o grupo. Numa época onde a censura era comum, o show teve dez músicas cortadas do seu repertório. Em meio a batalha pela sobrevivência do grupo eles conseguem um contrato com a gravadora Top-Tap que impõe a condição de substituirem o nome do grupo que passa a chamar-se Matéria Prima. Infelizmente o contrato com a Top-Tap é cancelado logo em seguida, mas o nome do grupo já modificado se mantém.Um ano antes da gravação do primeiro disco do Matéria Prima, Edvaldo conhece Tom Zé que os convida para acompanhá-lo em alguns shows. O músico destaca esta fase de convivência com Tom Zé como muito importante para sua formação. O primeiro disco sai pela Chantecler com a música "Maria Gasolina" sendo muito executada nas rádios. O grupo consegue espaço na mídia graças ao sucesso e apresenta-se em programas de grande audiência como Silvio Santos, Flávio Cavalcante e Fantástico. Edvaldo também participa como cantor e compositor do programa de Ronald Golias na TV Record, produzido por Arnaud Rodrigues. Em 78 sai o segundo disco do Matéria Prima pela gravadora CBS, e a música tocada nas rádios agora é a "Entranhas do Horizonte".No final dos anos 70 acontece o ressurgimento dos movimentos populares e sindicais em todo país, com destaque às greves do ABC, antecedendo e sinalizando a abertura política e o fim da ditadura militar. Edvaldo, seu grupo e outros amigos músicos, poetas e artistas plásticos de São Miguel Paulista, atentos aos acontecimentos, resolvem se mobilizar e criam o Movimento Popular de Arte (MPA) promovendo eventos com música, teatro, poesia e oficinas de cultura. Foi um movimento espontâneo e pioneiro que serviu como orientação para muitos outros projetos de casas de cultura em São Paulo. Severino do Ramo, Pedro Peres, Osnofa, Sacha Arcanjo, Akira Yamasaki são alguns dos nomes de grande importância no movimento. Nesse período o grupo Matéria Prima participa de um evento em comemoração pela visita do Papa João Paulo II ao Brasil tocando para 100 mil pessoas no Morumbi.No ano de 1985 o MPA, já reconhecido no meio artístico pelo trabalho que vinha desenvolvendo, grava uma coletânea com músicos locais no estúdio da Eldorado. São mais de cinco anos de existência e o movimento começa a apresentar um certo desgaste, conflitos por interferências políticas partidárias marcam o fim do MPA.Com o fim do MPA em 86, Edvaldo Santana parte então para sua carreira solo, vai para o Rio de Janeiro e se instala no Morro de Santa Tereza onde vive entre o bate bola com a rapaziada, suas composições e shows com o parceiro Paulo Aueira. É uma fase de amadurecimento na carreira do músico. Atento à riqueza cultural do Rio, freqüenta de festas do morro e gafieiras às apresentações da Jazz Sinfônica. Circula pelo posto 9, ponto de encontro de personagens como Luís Melodia, Cazuza e Ferreira Gullar. "Sabonete" gravado no disco Lobo Solitário é dessa época.Estamos em 89 e Edvaldo Santana está voltando para São Paulo, pois mesmo morando dois anos no Rio era na Paulicéia que viviam seus parceiros. Se instala na Avenida Rebouças dividindo um apartamento com a amiga Soninha. Conhece o poeta curitibano Paulo Leminski através do amigo e parceiro, também poeta, Ademir Assunção. Estas parcerias, além das vividas com Tom Zé, Haroldo de Campos e Arnaldo Antunes marcam sua carreira. Consegue um pré-contrato para gravar um disco com a Warner que é cancelado com a vinda do Plano Collor.Desde 80, época em que o Matéria Prima participava de festivais universitários, Edvaldo mantém um relacionamento com a futura esposa Sueli, que é de Botucatu. Dessa relação nasce em 91 sua filha Carolina, e com ela o poema "Cara Carol" que viria a ser gravado no segundo disco solo. Algumas complicações no estado de saúde de Carolina (uma pneumonia) levam Edvaldo a fazer uma promessa à Cosme e Damião que cumpre com fé até hoje. Em agosto de 92, Sueli e Carolina vem de Botucatu para morarem juntos em São Paulo.O "Lobo Solitário" está em seu repertório de shows desde 89 mas só vem a ser gravado em 93 pelo selo Cameratti. Nesse disco ele conta com Bosco Fonseca, Luís Waack, Marcelo Farias, Daniel Szafran e participação especial de Bocato, Paulo Le Petit e André Magalhães com produção do próprio Edvaldo Santana e do Claudio Lucci, que é do time da Cameratti. O disco é um sucesso de crítica. O Tom Waits da Paulicéia com seu calo na garganta mistura funk, blues e samba. O lançamento é no Sesc Pompéia logo seguindo para outras casas de São Paulo e outras cidades. Infelizmente o selo Cameratti é limitado na distribuição e na divulgação, e o disco tem dificuldade em chegar ao grande público. O mercado da música é monopólio das grandes gravadoras e as rádios estão vinculadas a esse esquema.O segundo disco "Ta´assustado?" vem em 95, agora pela gravadora Velas, com a participação de Duofel e Arnaldo Antunes. Grava o clip da faixa "Caximbo" no centro da cidade de São Paulo que é trabalhado junto á MTV Brasil. Show's do "Tá assustado?" percorrem o Brasil junto com algumas apresentações em festivais de blues, um público já conquistado pelo músico. É citado no livro "Da lama à fama", de Roberto Muggiatti, sobre a história do blues, onde o autor tece alguns comentários a respeito do trabalho de Edvaldo Santana. Ainda existe uma grande dificuldade em relação à divulgação do trabalho, mas graças ao prestígio pessoal do músico, que não depende de gravadora, ele consegue um bom espaço na imprensa escrita e participa de alguns programas de TV como o "Ensaio" da Cultura.O terceiro CD "Edvaldo Santana" lançado em 2000 com distribuição da Eldorado tem a participação de Osvaldinho do Acordeon, Fernando Deluque, Titane e Bocato. Algumas músicas foram executadas pelas rádios Cultura e Eldorado, além de rádios universitárias e comunitárias. No repertório, "Samba de Trem' abre o cd com Edvaldo fazendo suas alquimias - nesta faixa ele mistura o samba com seu ritmo contagiante aos slides da guitarra do blues. Além disso, há uma parceria inédita com Itamar Assumpção, "Blues Caboclo" e uma gravação antológica de "Dor Elegante" poema de Paulo Leminski. Destacam-se ainda "Sem Cena" e "Zensider" composições com letra de Ademir Assunção. Arnaldo Antunes participa com a letra de "Beija-Flor' que encerra o álbum.Em seu novo trabalho "Amor de Periferia", a sonoridade é marcada pela diversidade: tem choro, reggae, samba-choro, blues, salsa, mambo-xote. A mistura testemunha a formação musical de Edvaldo Santana, um filho de músico que ouvia samba, choro e cantores populares em reuniões domésticas, enquanto escutava um pouco de tudo fora de casa, de Rolling Stones e Beatles a Roberto Carlos e Altemar Dutra. Por isso, "Amor de Periferia" é um caldeirão sonoro, temperado com letras que, acima de tudo, resgatam outros tempos e outros lugares. É o caso da lírica "Variante", que recupera um episódio biográfico do músico, uma viagem que fez ao Norte do país quando criança - nessa viagem, um de seus irmãos morreu a bordo de um vapor no rio São Francisco. Faixas como "Amor de Periferia" e "Batelaje" funcionam como crônicas musicais, ao focalizar cenas do cotidiano e falar de gente que encontra nas pequenas alegrias e na solidariedade um antídoto contra as agruras do dia-a-dia na periferia. O disco tem uma série de convidados especiais. O pianista cubano Yaniel Matos participa das músicas "Choro de outono" e "Cantora de cabaré". A cantora Zélia Duncan divide os vocais com Edvaldo na faixa "Desse fruto", enquanto "Batelaje" tem a participação do Quinteto Preto e Branco e "Guilhotina" tem na guitarra Nuno Mindelis. E a faixa "O jogador" tem os vocais de um grande admirador do trabalho de Edvaldo Santana: Lenine.Edvaldo Santana faz desde 2001 a direção musical da Missa Afro Brasileira,realizada na cidade de Itu-SP,organizada pela União Negra Ituana,(UNEI),entidade representativa da comunidade negra da região da Sorocabana.Em 2003, produz o primeiro disco do violonista caipira de 70 anos,"Ico Almiro".Em 2004,participa do Show de abertura do Fórum Mundial de Cultura,no Parque do Ibirapuera,juntamente com Manu Chao,Gilberto Gil,Marcelo Yuca entre outros .Ainda em 2004, inicia o processo de criação do novo álbum,"Reserva de Alegria", influenciado pela cultura dos negros,dos caipiras e de sua formação urbana na periferia de São Paulo,sem deixar de lado a cultura de seus ancestrais nordestinos,.Paralelamente grava dois videos clipes com músicas do cd,"Amor de Pereiferia".O primeiro video foi gravado en 2004,na ,"Favela de Sacadura Cabral",na cidade de Santo André,com a participação da comunidade local e do grupo,"Quinteto em Branco e Preto",com direção de Robson Timóteo,Marcelo Montenegro,Albert Clink e Álvaro Perrone e o segundo vídeo- clipe foi filmado em 35 mm,em 2005,no campo de futebol da favela de São Remo,periferia da zona oeste de São Paulo,com a participação de ,"Lenine" e das crianças que jogam futebol na comunidade,a direção foi de Telso Freire.Em 2006 é lançado,"Reserva de Alegria", quinto cd solo do cantor e compositor paulistano Edvaldo Santana,que é fruto da trajetória do artista que sai da periferia,trava conhecimentos com outras vertentes da arte, em outros espaços, equaliza estas informações e leva-as de volta para o seu habitat de origem em forma de música, fundindo a naturalidade e o suingue de seus ancestrais nordestinos de negros e índios com a rigidez da disciplina organizacional que os europeus trouxeram para o Brasil.A mistura de elementos rítmicos, melódicos,poéticos,convivem lado a lado com a origem mestiça do artista de voz rouca e coração quente,colocando o caldeirão sonoro que sua música produz em sintonia com sua história de vida.e foi acompanhado por músicos que estão ao seu lado há alguns anos,possibilitando a sintonia necessária para a conceituação de sua obra.A produção musical ficou novamente a cargo da parceria entre Edvaldo Santana e o guitarrista Luiz Waack.Este é Edvaldo Santana. Para quem quer conhecer o que é a música popular inventiva, sofisticada, singular, com o amor pela periferia na alma e na voz
Filho de São Miguel Paulista, Antônio Marcos Pensamento da Silva, ou Antônio Marcos (São Paulo, 8 de novembro de 1945São Paulo, 5 de abril de 1992) foi umator, compositor, violin ista
, humorista e cantor brasileiro. Trabalhou como office-boy, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados, passando pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo. Em 1967 integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças Pé Coxinho e Samba Contra 00 Dólar, de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Convidado por Ramalho Neto, gravou seu primeiro disco pela RCA, como integrante do conjunto Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a música Tenho Um Amor Melhor Que O Seu (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), que reapareceu em seu primeiro LP e vendeu mais de 300 mil exemplares. A partir daí, seguiram-se outros sucessos, como Oração De Um Jovem Triste (Alberto Luís) e Como Vai Você (com Mário Marcos). Foi lançado no cinema por J. B. Tanko, no filme Pais Quadrados... Filhos Avançados (1970), participando também de Som, Amor E Curtição (1972) e de outros, além de atuar em peças teatrais, como Arena Conta Zumbi (Teatro de Arena, direção de Augusto Boal, 1969) e Hair (Teatro Aquarius, direção de Altair Lima, 1970). Atingiu seu maior sucesso em 1973, com O Homem De Nazaré (Cláudio Fontana). Um de seus últimos sucessos foi a canção-tema de O Profeta, telenovela da TV Tupi na qual participava sua futura esposa Débora Duarte. Já casado com a atriz, participaria com ela da telenovela da TV Bandeirantes, Cara a Cara, na qual também interpretava a canção-tema. Tem oito LPs em português e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior. Em 1991 pretendia lançar um LP contendo uma versão de Imagine, de John Lennon, mas Yoko Ono, viúva de John, vetou a versão, o que, aliado à falência da gravadora (Esfinge), impediu o lançamento do disco. Morreu vítima de complicações resultantes do alcoolismo. Após sua morte, foram lançados os CDs Acervo (1994, coletânea RCA/BMG) e Aplauso (1996, coletânea RCA/BMG). A música Como Vai Você foi regravada pela intérprete Daniela Mercury. Foi casado com Vanusa — com quem teve as filhas Amanda e Aretha — com Débora Duarte — com quem teve Paloma Duarte. / fonte Wikipédia
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EM SÃO MIGUEL NEM TODO MUNDO É ALGUEM !

Há 450 anos os habitantes do território onde hoje esta localizada nossa cidade recebiam os jesuítas, que impuseram aos antigos moradores sua religião, música, língua descaracterizando assim sua identidade cultural e, conseqüentemente seu modo de ver o mundo. Pouco mais tarde há cerca de 410 anos, a aldeia de Ururaí fora tomada pelos jesuítas, São Miguel Paulista seria fundado sobre os mesmos preceitos (Há indícios que São Miguel teria sido fundado alguns anos antes da data conhecida oficialmente). Hoje São Paulo conta com mais de dez milhões de habitantes em seus trinta e um distritos. São Miguel Paulista situa-se no estremo leste da cidade, fazendo divisa com o município de Guarulhos. Com a atual divisão geográfica da cidade tem cerca de 250 mil habitantes, antigamente São Miguel compreendia o que hoje é Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, Jardim Helena, Vila Curuçá, Itaim Paulista e parte de Itaquera e Guaianazes. Após os anos 60, com a investida do MPA – Movimento Popular Autonomista de separar político e economicamente o do resto do município, o bairro foi sofrendo mutilações. Palco de grandes manifestações artísticas e sociais, essas divisões prejudicaram o bairro no aspecto cultural. Desde a primeira diáspora geográfica os artistas e produtores culturais do bairro vinham desenvolvendo atividades constantemente, na tentativa de amenizar o golpe político da década de 60. Após anos de trabalho assíduo da reconstrução da identidade cultural do bairro, então com seu território reduzido vem o segundo golpe dos governantes da cidade, novamente São Miguel Paulista é mutilado, separando ainda mais seus agentes culturais. Não obstante assim como aconteceu com os primeiros moradores desta terra, nós – poetas, músicos, cantores, escritores, atores, cineastas, palhaços, dançarinos, artesões e produtores - estamos sendo, mais uma vez ultrajados pela elite governante, detentores do poder e (de)formadores de opinião e por seus capachos, aqueles que vivem “sob a mesa recolhendo as migalhas derrubadas por seus senhores”. Formaram fóruns excludentes em todo município, onde quem realmente faz cultura são apenas ouvinte, e os “vampiros sociais” (membros de partidos ditos de esquerda) os locutores. Nesses fóruns oficializados as ordens vem de cima, ou melhor da mesa coordenadora, que nada mais faz senão defender os interesses partidários e eleitoreiros. Decidem tudo nos diretórios dos partidos e levam pronto para o dito fórum aprovar. Por falta de espaço nos recintos culturais públicos da região para aqueles que querem fazer pela cultura (e não participar de campanhas eleitorais) discutirem e planejarem eventos culturais de verdade, em 22 de outubro de 2003 foi iniciado o grupo virtual do FPCPB de São Miguel Paulista e Adjacências. Iniciativa que teve como principal intuito a divulgação e discussão a cerca da cultura popular brasileira, no início o grupo se comunicava apenas pela internet, porem muitos dos artistas e produtores culturais da região não têm acesso a rede mundial, o que dificultava as discussões no âmbito local. Após alguns encontros entre artistas e produtores e diante da falta de compatibilidade com o fórum Cultural existente em São Miguel Paulista (que é articulado por membros do PT e subsidiado pela Subprefeitura, servindo apenas de mais um palanque eleitoral, e assim também é os dos demais distritos, só muda o partido) o fórum passará a se reunir aos sábados na sede do Projeto Periferia. O FÓRUM PAULISTANO DE CULTURA POPULAR BRASILEIRA DE SÃO MIGUEL PAULISTA E ADJACENCIAS é aberto para participação de tod@s que se identificaram com nossos princípios e acreditam que podemos acabar com este modelo pejorativo de política cultural. NOTA - Não queremos intrigas nem inimizades, apenas não concordamos com o que está acontecendo e por não querermos participar desta politicagem criamos um fórum que tod@s possam participar com o intuito apenas de contribuir com a cultura brasileira. Não legitimamos nem reconhecemos a mutilação feita por esta e outras gestões ao nosso bairro, reconhecemos Como São Miguel Paulista todo território que nos pertencia até a década de sessenta (desde Cangaíba até a divisa com o município de Itaquecetuba. Quem não puder comparecer aos sábados, poderá participar das discussões pelo grupo virtual: fpcpb-subscribe@yahoogrupos.com.br.