domingo, 31 de agosto de 2008

A CULTURA DAS INFLUÊNCIAS !

A cultura corporativista vem de muito tempo no Brasil; desde a época das primeiras sesmarias doadas por Dom João III à aristocracia rural chegando até nas licitações de projetos e serviços que destinam grande beneficiamento a fortes empresas privadas através da câmara ou senado federal . O governo, não só aqui, mas como na maioria dos países em desenvolvimento, serve como um pano de fundo para a acomodação e jogadas estratégicas de multinacionais. A união nada mais é do que uma alavanca para concessões de privilégios privados no país . Quem determina os fatores sociais, econômicos e políticos são as grandes empresas privadas, como bem destacava Karl Marx: “...o detentor do capital é quem dita as regras do jogo”. A sociedade por sua vez cumpre seu papel a risca, o papel do trabalho para a obtenção do dinheiro e com este assumir o verdadeiro intuito do “cidadão” (na visão dos grandes detentores do capital) que é de consumidor nato. As pessoas que por algum motivo não fazem parte desta sociedade de consumidores são instantaneamente excluídas da realidade atual , são marginalizadas, tanto pela a sociedade como pelos grandes empresários . O Brasil é um país atualmente de “influências” ; o corporativismo é uma herança cultural de nosso povo e passa a não ser mais estranhado pela população . Talvez algum “cidadão” ria quando ver algum policial aceitando suborno em sua frente ou um político negociando votos trocados por cestas básicas. O que infelizmente este “cidadão” não saiba é que esta é só uma pequena proporção do todo que acontece no país. O político é o resultado de seus eleitores, mas quem faz o país somos nós, porém o triste é perceber que só fazemos bem o papel do consumidor e deixamos para trás o principal: o de parte integrante de uma nação. /Glener Ochiussi