sexta-feira, 13 de março de 2009

SÓ PARA RELEMBRAR ( O DESENVOLVIMENTO URBANO DE SÃO MIGUEL PAULISTA )

O recente processo de urbanização e de desenvolvimento econômico do bairro de São Miguel Paulista pode ser considerado como uma modalidade específica de incorporação de um antigo subúrbio isolado ao processo de expansão do urbano paulistano. Uma das suas características principais foi a implantação, em 1935, de uma indústria de grande porte na região, atraindo migrantes nacionais, principalmente nordestinos, para trabalharem em suas instalações, antes mesmo que o bairro tivesse a função propriamente residencial. Pode-se considerar como marco histórico da expansão urbana em São Miguel Paulista, a construção da Rodovia São Paulo-Rio, em 1920, que cortava o bairro e o colocava no principal circuito comercial interestadual. Em 1930, inaugurou-se uma linha de ônibus entre Penha e São Miguel amenizando a situação do transporte, mas não o resolveu. A construção de uma variante da Estrada de Ferro Central do Brasil e a inauguração da estação de São Miguel, no centro histórico do bairro em 1932, supriram as deficiências deixadas pelo serviço de ônibus. Em 1935, instalou-se em São Miguel Paulista a Companhia Nitro-Química Brasileira que inaugurou a fase industrial do bairro e marcou, assim, a época da modernização da região. Instalada distante do centro da cidade, em uma área de aproximadamente 503.000 m2, próxima à estação ferroviária, a Nitro-Química provocou um grande deslocamento humano que reforçou o crescimento populacional de São Miguel Paulista. Como decorrência imediata da instalação da Nitro-Química Brasileira na região, houve uma notável modificação da paisagem local. O bairro ganhou arruamento em todas as direções; as chácaras e o matagal cederam lugar às vilas operárias e às novas vilas. Surgiu a fase de loteamentos incrementada a partir de 1935 e que trouxe, como conseqüência, o desaparecimento da fisionomia rural do bairro. Foi construída uma vila operária, paralelamente à construção da fábrica, como uma forma de fixar o trabalhador perto do local do trabalho, já que não havia locação de moradia na região e o transporte ferroviário começava a tornar-se deficitário para atender a demanda da enorme expansão demográfica da cidade de São Paulo. Para ter-se uma idéia do tamanho da indústria para a região, basta dizer que, em 1940, ela já empregava cerca de 2.700 funcionários, ou seja, um número equivalente a um terço do total da população de São Miguel Paulista, que na época contava com aproximadamente 7.600 habitantes. A partir desse momento, o crescimento econômico e populacional de São Miguel foi vertiginoso. A rede de comércio e a própria indústria expandiu-se a ponto de, hoje em dia, existirem grandes empresas na região. Em 1938, foi inaugurada a primeira escola pública local, o Grupo Escolar de São Miguel Paulista que, posteriormente, recebeu o nome de Grupo Escolar Carlos Gomes. Diante do aumento populacional na região e das novas exigências do mercado de trabalho, a rede de ensino, pública e privada, conheceu uma grande expansão. / ROGER LAPAN